Vice-governador apresenta investimentos a prefeitos da Amvat e Amvarp

Vice-governador apresenta investimentos a prefeitos da Amvat e Amvarp

Gabriel Souza participou de assembleia conjunta das duas associações na última sexta-feira, na Fenachim

Prefeitos das duas regiões com o vice-governador Gabriel Souza
Prefeitos das duas regiões com o vice-governador Gabriel Souza

O vice-governador do Estado, Gabriel Souza, participou de encontro dos prefeitos das Associações de Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e do Vale do Rio Pardo (Amvarp), realizado na manhã da última sexta-feira (08.05) no Parque da Fenachim, em Venâncio Aires. Ele apresentou investimentos do Governo nas duas regiões, frisando que do Funrigs o Vale do Rio Pardo recebeu R$ 645 milhões, enquanto no Vale do Taquari o aporte de recursos chega a R$ 1,5 bilhão, incluindo a concessão das rodovias do Bloco 2. As duas regiões, segundo ele, estão recebendo 25% de todo o recurso deste Fundo.

Entre as obras destacadas, citou a ponte que ligará Estrela e Cruzeiro do Sul no Vale do Taquari. “As obras estão andando e vamos entrega-las no prazo”, garantiu, frisando também os investimentos na prevenção das catástrofes climáticas que possam vir a ocorrer. “Estamos preparando o Estado para o futuro, junto com os prefeitos, que são fundamentais”, afirmou. O encontro fez parte da programação oficial da Fenachim.

Pautas regionais

Na reunião conjunta das duas associações, conduzidas pelos presidentes da Amvat, prefeita Gláucia Schumacher, e da Amvarp, prefeito Benito Paschoal, vários temas foram abordados, especialmente voltados à prevenção de eventos climáticos. A presidente da Amvat destacou a importância da integração entre as duas regiões, especialmente no que se refere a ações para a prevenção e enfrentamento de eventos climáticos. “Temos que estar juntos, de forma regional e estadual. Está muito melhor (infraestrutura para o enfrentamento dos eventos), mas sabemos que sempre haverá problemas que teremos que enfrentar”, ponderou a presidente.

Questões relacionadas ao Descongela- que garante a servidores públicos a contagem do período de maio/2020 a dezembro/2021, que foi congelado durante a pandemia, também pautaram o encontro. Nas duas associações a situação é semelhante, sendo feitos pagamentos a partir de agora e sendo analisado o período retroativo. Os municípios também trataram da situação da Lei da Educação Infantil, que está sendo analisada sob o aspecto da constitucionalidade e questão financeira.

Pelo Vale do Taquari, a presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Codevat) e vice-reitora da Univates, Cíntia Agostini, falou sobre ações que estão sendo realizadas na região. Segundo ela, há diversas iniciativas sendo trabalhadas, as quais precisam ser integradas. Ela destacou, entre outras, a elaboração de planos diretores, em parceria com o Governo do Estado, que irão contemplar vários aspectos como zonas de risco, mobilidade, habitação social e ordenamento territorial nos sete municípios que foram contemplados.


RELACIONADOS

Leia também

Copa do Mundo: prefeituras fazem turno único na segunda-feira

por Amvat
Copa do Mundo: prefeituras fazem turno único na segunda-feira
Compartilhe
Medida foi adotada em razão do jogo da Seleção Brasileira...
Leia mais

Falece Ricardo Brönstrup, ex-prefeito de Teutônia e ex-presidente da AMVAT

por Amvat
Falece Ricardo Brönstrup, ex-prefeito de Teutônia e ex-presidente da AMVAT
Compartilhe
Ele foi encontrado sem vida em sua propriedade, no interior do município ...
Leia mais

Amvat participa do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas

por Amvat
Amvat participa do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas
Compartilhe
Associação apresentou etapas da elaboração do Plano Regional de Adaptação Climática...
Leia mais