Venâncio Aires comemora 134 anos neste domingo

Venâncio Aires comemora 134 anos neste domingo

Conhecida como a Capital Nacional do Chimarrão, é importante facilitador do desenvolvimento local e regional

Igreja Matriz é um dos símbolos do município
Igreja Matriz é um dos símbolos do município

Venâncio Aires, que comemora neste domingo (11.05), 134 anos de emancipação, é polo central entre os Vales do Taquari e Rio Pardo.  Localizada a 130 km de Porto Alegre, tem uma área de 773,2 quilômetros quadrados e uma população de 68.653 habitantes (IBGE/2022). É margeada por acessos asfálticos por meio da RSC-287 e RSC-453, duas das mais importantes rodovias do Estado. Conhecida como a Capital Nacional do Chimarrão, é importante facilitador do desenvolvimento local e regional, possuindo grande potencial industrial, ocupando a 26ª posição em arrecadação de  ICMS e o 7º lugar em exportações no Estado.

A base econômica do município tem forte referência na cultura e industrialização do tabaco, porém nos últimos anos vem diversificando as atividades comerciais e industriais, e já conta com mais de quatro mil empresas, onde se destacam os setores: metal mecânico, confecções e moveleiro, que juntos agregam 30% dos empregos do município. A indústria de transformação participa atualmente com 21% na formação do valor adicionado do município. Além da diversificação industrial, as agroindústrias aceleram o processo de desenvolvimento do meio rural.

Venâncio Aires é o 2º maior produtor de tabaco do Brasil, 2º maior polo  metalmecânico do Rio Grande do Sul, mesma posição que ocupa no abate de bovinos no Estado.  Com o objetivo de fornecer condições favoráveis ao desenvolvimento o município oferece políticas públicas de incentivo a atração, expansão, capacitação de empresas, programas de apoio aos microempreendedores individuais (MEIs) e as Micro e Pequenas Empresas através do Programa de Desenvolvimento Local (PDL). Conta com áreas industriais específicas para receber empresas interessadas em instalar suas unidades no município.

Além da indústria, a agricultura também mostra o caminho da diversificação. O crescimento das lavouras de grãos do município comprova a evolução. O milho, o arroz, o aipim, a soja e a erva mate protagonizam uma nova realidade no interior da Capital Nacional do Chimarrão. O cultivo da erva mate envolve cerca de 800 famílias com uma produção que soma 3,5 mil toneladas por ano. Nas indústrias ervateiras a estimativa de resultado da erva mate chega a 12 milhões por ano.

A atual gestão municipal tem à frente o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), que está em seu segundo mandato, junto com a vice-prefeita Izaura Landim (MDB). O orçamento do município para este ano de 2025 está estimado em R$ R$ 440.432.000,00. É o segundo maior orçamento entre os 26 filiados à Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT).


RELACIONADOS

Leia também

Senador Luis Carlos Heinze e AMVAT promovem reunião com prefeitos sobre ações emergenciais pós-enchentes

Senador Luis Carlos Heinze e AMVAT promovem reunião com prefeitos sobre ações emergenciais pós-enchentes
Compartilhe
Encontro será realizado na sexta-feira (4/7), em Lajeado, com foco na articulação de medidas junto aos...
Leia mais

Amvat quer nova reunião com governo para tratar da concessão do Bloco 2

por Amvat
Amvat quer nova reunião com governo para tratar da concessão do Bloco 2
Compartilhe
Decisão foi tomada pelos prefeitos em assembleia da entidade realizada em Lajeado...
Leia mais

Amvat realiza assembleia geral nesta quarta-feira

por Amvat
Amvat realiza assembleia geral nesta quarta-feira
Compartilhe
Prefeitos estarão reunidos no auditório do Hospital Bruno Born, em Lajeado ...
Leia mais