Venâncio Aires comemora 134 anos neste domingo

Venâncio Aires comemora 134 anos neste domingo

Conhecida como a Capital Nacional do Chimarrão, é importante facilitador do desenvolvimento local e regional

Igreja Matriz é um dos símbolos do município
Igreja Matriz é um dos símbolos do município

Venâncio Aires, que comemora neste domingo (11.05), 134 anos de emancipação, é polo central entre os Vales do Taquari e Rio Pardo.  Localizada a 130 km de Porto Alegre, tem uma área de 773,2 quilômetros quadrados e uma população de 68.653 habitantes (IBGE/2022). É margeada por acessos asfálticos por meio da RSC-287 e RSC-453, duas das mais importantes rodovias do Estado. Conhecida como a Capital Nacional do Chimarrão, é importante facilitador do desenvolvimento local e regional, possuindo grande potencial industrial, ocupando a 26ª posição em arrecadação de  ICMS e o 7º lugar em exportações no Estado.

A base econômica do município tem forte referência na cultura e industrialização do tabaco, porém nos últimos anos vem diversificando as atividades comerciais e industriais, e já conta com mais de quatro mil empresas, onde se destacam os setores: metal mecânico, confecções e moveleiro, que juntos agregam 30% dos empregos do município. A indústria de transformação participa atualmente com 21% na formação do valor adicionado do município. Além da diversificação industrial, as agroindústrias aceleram o processo de desenvolvimento do meio rural.

Venâncio Aires é o 2º maior produtor de tabaco do Brasil, 2º maior polo  metalmecânico do Rio Grande do Sul, mesma posição que ocupa no abate de bovinos no Estado.  Com o objetivo de fornecer condições favoráveis ao desenvolvimento o município oferece políticas públicas de incentivo a atração, expansão, capacitação de empresas, programas de apoio aos microempreendedores individuais (MEIs) e as Micro e Pequenas Empresas através do Programa de Desenvolvimento Local (PDL). Conta com áreas industriais específicas para receber empresas interessadas em instalar suas unidades no município.

Além da indústria, a agricultura também mostra o caminho da diversificação. O crescimento das lavouras de grãos do município comprova a evolução. O milho, o arroz, o aipim, a soja e a erva mate protagonizam uma nova realidade no interior da Capital Nacional do Chimarrão. O cultivo da erva mate envolve cerca de 800 famílias com uma produção que soma 3,5 mil toneladas por ano. Nas indústrias ervateiras a estimativa de resultado da erva mate chega a 12 milhões por ano.

A atual gestão municipal tem à frente o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), que está em seu segundo mandato, junto com a vice-prefeita Izaura Landim (MDB). O orçamento do município para este ano de 2025 está estimado em R$ R$ 440.432.000,00. É o segundo maior orçamento entre os 26 filiados à Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT).


RELACIONADOS

Leia também

Estimativa populacional dos municípios da Amvat

por Amvat
Estimativa populacional dos municípios da Amvat
Compartilhe
Pesquisa foi publicada no dia 28 no Diário Oficial da União pelo IBGE...
Leia mais

Secretaria da Fazenda publica índices provisórios de ICMS

por Amvat
Secretaria da Fazenda publica índices provisórios de ICMS
Compartilhe
Dos 26 municípios da Amvat, 12 tiveram crescimento em comparação ao índice deste ano...
Leia mais

Eventos em setembro têm apoio institucional da Amvat

por Amvat
Eventos em setembro têm apoio institucional da Amvat
Compartilhe
Estão programadas  capacitação sobre a nova Lei de Licitações e palestra com...
Leia mais