Parceria com universidade alemã é abordada em reunião da Amvat

Parceria com universidade alemã é abordada em reunião da Amvat

Apresentação da instituição a prefeitos ocorreu nesta quarta-feira, em Estrela

A possibilidade de parcerias entre prefeituras e instituições com a Universidade Steinbeis Berlim, da Alemanha, foi apresentada na assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), realizada na manhã desta quarta-feira (23.11), em Estrela. A reunião coordenada pelo presidente e prefeito de Colinas Sandro Herrmann, contou com a presença do professor Mario Vaupel,  e Claudia Hölter, mestre em Business e Psicologia Organizacional – Steinbeis IEC Berlim.

A Universidade Steinbeis é credenciada pelo Governo Federal Alemão e seus diplomas são oficialmente validados. Possui mais de 8.000 alunos de todas as idades e formações profissionais. Oferece acesso aos mais recentes avanços teóricos e práticos. Além dos diplomas de graduação e mestrado, a Universidade Steinbeis também oferece certificações profissionais e programas de doutorado. Conforme Vaupel, o trabalho da instituição alia teoria e prática. Os alunos são aceitos ao apresentarem um conceito a ser colocado em prática.

Vaupel apresentou a instituição e entidades parceiras, cujo cerne, segundo ele, é a aplicação do conhecimento. Destacou programas como MBA, mestrado e outros, ressaltando que está em estudos proposta de intercâmbio com universidades locais, trazendo professores para atuarem no Brasil. O foco é de que os alunos possam trabalhar efetivamente e eficazmente com as pessoas, capacitando-os para buscarem soluções para os problemas locais.   

O prazo de entrada em vigor do último grupo do eSocial, relativo à Segurança e Medicina do Trabalho para o serviço público foi outro tema da reunião, o qual foi abordado pelo sócio-diretor da RSData e Consetra -Consultoria de Segurança e Saúde do Trabalho, Rogério Balbinot, coordenador do Grupo das Empresas Piloto eSocial do Ministério do Trabalho e Previdência.  

O eSocial iniciou a implantação em janeiro 2018 com a parte de folha, dividido em quatro grupos e quatro fases.  Do quarto grupo fazem parte os órgãos públicos e, na quarta fase, estão inseridos os eventos de Segurança e Saúde do Trabalho, os quais tem início a partir de 1 de janeiro de 2023. Conforme Balbinot, as empresas -  públicas e privadas - têm que se preocupar com a qualidade das informações geradas e declaradas à Receita Federal do Brasil, que serão rastreadas com vistas à apuração de eventual sonegação, enquadramento e responsabilização judicial.

A próxima assembleia da Amvat foi agendada para o dia 14 de dezembro, em Estrela. Na ocasião será eleita a diretoria da entidade, gestão 2023.

 


RELACIONADOS

Leia também

Senador Luis Carlos Heinze e AMVAT promovem reunião com prefeitos sobre ações emergenciais pós-enchentes

Senador Luis Carlos Heinze e AMVAT promovem reunião com prefeitos sobre ações emergenciais pós-enchentes
Compartilhe
Encontro será realizado na sexta-feira (4/7), em Lajeado, com foco na articulação de medidas junto aos...
Leia mais

Amvat quer nova reunião com governo para tratar da concessão do Bloco 2

por Amvat
Amvat quer nova reunião com governo para tratar da concessão do Bloco 2
Compartilhe
Decisão foi tomada pelos prefeitos em assembleia da entidade realizada em Lajeado...
Leia mais

Amvat realiza assembleia geral nesta quarta-feira

por Amvat
Amvat realiza assembleia geral nesta quarta-feira
Compartilhe
Prefeitos estarão reunidos no auditório do Hospital Bruno Born, em Lajeado ...
Leia mais