Oportunidades para o crescimento do Vale são discutidas em assembleia da Amvat

Oportunidades para o crescimento do Vale são discutidas em assembleia da Amvat

Temas como o potencial turístico foi destaque na reunião realizada na manhã desta sexta-feira (18.03), em Estrela

 

Prefeitos, secretários e empreendedores participaram da reunião
Prefeitos, secretários e empreendedores participaram da reunião

O potencial turístico e oportunidades existentes na região foram destaque na assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), realizada na manhã desta sexta-feira (18.03), em Estrela.  O empresário paulista Bruno Omori, presidente do Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-CEMA), falou sobre as oportunidades de investimento no setor. Segundo ele, o Vale é “um diamante bruto a ser lapidado”.

Omori, que visitou mais de 15 cidades nesta semana, disse que a região possui um grande potencial, com possibilidade de trabalhar várias áreas, como o turismo de aventura ou de esporte, por exemplo. No entanto, são necessárias ações de estruturação, para o Vale ser “vendido” para fora, estruturando alguns setores. “O turismo é mais uma oportunidade de emprego e renda. Temos um conjunto de oportunidades, que podem trazer um público para agregar valor”, enfatizou, acrescentando que os destinos de lazer cresceram entre 5 a 10% em relação a 2019. Outro ponto favorável, conforme o empresário,  é a complementaridade dos pontos turísticos. “A Amturvales está unindo a região, e o turista pode percorrer todas as cidades. Nos Estados Unidos, por exemplo, é preciso permanecer muitos dias em um só local.”

O prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, apresentou aos presentes suas impressões sobre Dubai. Representando os prefeitos da região ele integrou comitiva regional que visitou a ExpoDubai, nos Emirados Árabes Unidos, em fevereiro. Um diferencial em relação ao Brasil, segundo ele, é que as pessoas são preparadas para integrar o governo, porque este é um interesse do Estado, do país.  “Há uma busca constante pelo conhecimento e profissionalismo”, observou.

Além da busca pelo conhecimento, também chamou atenção a  valorização da tradição. A partir de suas impressões, Kohlrausch deixou duas sugestões para os gestores.  A primeira, para que a Amvat, por meio de seus prefeitos, participe de feiras e exposições que ocorrem no Brasil. “Essas ideias novas podem ser implementadas no Vale do Taquari”, explicou. Também sugeriu que a região pense na realização de uma exposição regional, com espectro nacional, a qual poderia ser organizada pela Amvat e Amturvales. “Temos tamanho para isto”, enfatizou o prefeito.

A assembleia foi coordenada pelo presidente da Amvat e prefeito de Colinas, Sandro Hermann. Também contou com a participação da Amturvales, que por meio do seu presidente, Leandro Arenhart, e do vice-presidente Charles Rossner, apresentou os projetos da entidade. Ao final, ocorreu o lançamento do vídeo da temporada outono-inverno, produzido pela entidade.  Secretários municipais e dirigentes de turismo, empreendedores e autoridades regionais prestigiaram o a reunião.


RELACIONADOS

Leia também

Pouso Novo completa hoje 36 anos de emancipação

por Amvat
Pouso Novo completa hoje 36 anos de emancipação
Compartilhe
Município, que integra a Amvat, foi emancipado em 29 de abril de 1988...
Leia mais

Prefeitos recebem orientações jurídicas sobre as eleições

por Amvat
Prefeitos recebem orientações jurídicas sobre as eleições
Compartilhe
Assembleia realizada em Pouso Novo abordou questões relativas às responsabilidades dos gestores municipais...
Leia mais

Amvat realiza assembleia geral em Pouso Novo nesta sexta-feira

por Amvat
Amvat realiza assembleia geral em Pouso Novo nesta sexta-feira
Compartilhe
Encontro tratará sobre as eleições deste ano, com orientações jurídicas aos prefeitos...
Leia mais