Ministro do Turismo garante apoio a projetos da região

Ministro do Turismo garante apoio a projetos da região

Pela primeira vez na região, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou, na sexta-feira (13.08), da assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), realizada em Santa Clara do Sul. 

Dirigindo-se aos prefeitos, secretários e lideranças da região e outras cidades do Estado, que também prestigiaram a reunião, Machado Neto garantiu apoio aos projetos turísticos do Vale do Taquari. “Vamos investir o que for preciso aqui. Contem conosco no Ministério do Turismo, afirmou.

Conforme o ministro, o Brasil é a bola da vez” no período pós-pandemia. Segundo ele, hoje, de cada 100 buscas na internet por destinos turísticos, 54 são por turismo de natureza e, neste contexto, nada se compara ao Brasil. Para Machado Neto, o setor é tão importante quanto o agronegócio. Por isto, pediu aos prefeitos e secretários que se preparem para o grande salto do setor, principalmente em atividades ao ar livre. “Se preparem e se estruturem para a retomada do turismo no Brasil, disse. 

A assembleia, coordenada pelo presidente e prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, foi prestigiada ainda pelo senador Luis Carlos Heinze; deputados federais Osmar Terra - que intermediou a vinda do ministro - e Hélio Lopes (RJ); pela presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto; presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, entre outras autoridades.

Em suas manifestações, o deputado Osmar Terra e o senador Luís Carlos Heinze também destacaram o potencial turístico do Vale do Taquari. O compromisso que temos com a região é auxiliar de todas as formas possíveis para o desenvolvimento e este é o momento. Temos um trabalho fantástico no turismo, que estamos conseguindo fazer ressurgir rapidamente, declarou Terra. Citando ações que podem revitalizar o porto de Estrela, por exemplo, Heinze igualmente ressaltou o potencial turístico do Vale e a possibilidade de que as empresas invistam valores do Imposto de Renda no setor. 

Antecedendo a chegada do ministro, temas de interesse dos municípios foram discutidos pelos prefeitos, como o projeto do Governo do Estado que introduz a educação como um dos fatores para repartição do ICMS com as prefeituras e institui o Índice Municipal de Ensino do Rio Grande do Sul (Imers). Pela proposta, a educação teria um peso de 20% na composição do índice, sendo alterados outros critérios. Não há números definitivos, mas muitos municípios podem perder recursos com a mudança, principalmente os de menor porte. A Amvat vai acompanhar o andamento das discussões para manter os gestores informados sobre a matéria.


RELACIONADOS

Leia também

Estimativa populacional dos municípios da Amvat

por Amvat
Estimativa populacional dos municípios da Amvat
Compartilhe
Pesquisa foi publicada no dia 28 no Diário Oficial da União pelo IBGE...
Leia mais

Secretaria da Fazenda publica índices provisórios de ICMS

por Amvat
Secretaria da Fazenda publica índices provisórios de ICMS
Compartilhe
Dos 26 municípios da Amvat, 12 tiveram crescimento em comparação ao índice deste ano...
Leia mais

Eventos em setembro têm apoio institucional da Amvat

por Amvat
Eventos em setembro têm apoio institucional da Amvat
Compartilhe
Estão programadas  capacitação sobre a nova Lei de Licitações e palestra com...
Leia mais