Cruzeiro do Sul completa 61 anos de emancipação

Cruzeiro do Sul completa 61 anos de emancipação

Município foi criado oficialmente pela Lei Estadual 4.615

Tendo a Casa do Morro como um dos seus principais símbolos e ponto turístico, Cruzeiro do Sul completa hoje – 22 de novembro – 61 anos de emancipação. O prédio é de estilo colonial bem típico dos tempos do Primeiro Império, ostentando a arquitetura usual da época, com a fachada principal repartida por numerosas janelas em arco.

Uma grande área de terras compreendida entre o Arroio Sampaio e o Arroio Moinhos, à margem direita do Rio Taquari, constituía a Fazenda São Gabriel, de propriedade da família de Laura Centeno de Azambuja, considerada, com justa razão, como a fundadora do povoado de São Gabriel, que deu origem ao município.

Pelo Ato nº 1006, de 12 de agosto de 1922, do Intendente Municipal João Batista de Mello, foi criado o 6º Distrito de Lajeado, tendo por sede o povoado de São Gabriel da Estrela. Como esta denominação trazia confusão com a cidade de São Gabriel, foi proposto por um grupo de cidadãos da vila o nome de Cruzeiro do Sul, criado oficialmente pela Lei Estadual 4.615.

Atualmente a cidade possui 12.295 habitantes (Censo IBGE 2022) e tem como principais atividades econômicas a indústria e agropecuária, com destaque para a produção de leite e suínos. Em 2021 o PIB atingiu R$ 533.002.439,00 e o PIB per capita é de R$ 42.787,38. O índice de retorno de ICMS é 0,159281, o que coloca Cruzeiro do Sul na 7ª posição entre os 27 filiados à AMVAT e na 132ª posição no Rio Grande do Sul.

A Administração municipal tem à frente o prefeito João Henrique Dullius (MDB) e o vice-prefeito João Celso Führ (PDT).


RELACIONADOS

Leia também

Senador Luis Carlos Heinze e AMVAT promovem reunião com prefeitos sobre ações emergenciais pós-enchentes

Senador Luis Carlos Heinze e AMVAT promovem reunião com prefeitos sobre ações emergenciais pós-enchentes
Compartilhe
Encontro será realizado na sexta-feira (4/7), em Lajeado, com foco na articulação de medidas junto aos...
Leia mais

Amvat quer nova reunião com governo para tratar da concessão do Bloco 2

por Amvat
Amvat quer nova reunião com governo para tratar da concessão do Bloco 2
Compartilhe
Decisão foi tomada pelos prefeitos em assembleia da entidade realizada em Lajeado...
Leia mais

Amvat realiza assembleia geral nesta quarta-feira

por Amvat
Amvat realiza assembleia geral nesta quarta-feira
Compartilhe
Prefeitos estarão reunidos no auditório do Hospital Bruno Born, em Lajeado ...
Leia mais