Amvat moderniza estatuto e aprova serviços para qualificar atendimento aos municípios

Amvat moderniza estatuto e aprova serviços para qualificar atendimento aos municípios

Propostas foram apresentadas e discutidas em assembleia geral, a primeira deste ano, realizada em Estrela

Em assembleia geral realizada na manhã desta quarta-feira (01.03), em Estrela, sob a coordenação do presidente Elmar Schneider, os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) aprovaram a modernização do estatuto e proposta de serviços a serem oferecidos aos filiados. No início dos trabalhos foi feito um minuto de silêncio em homenagem à ex-prefeita de Lajeado, Carmen Regina Cardoso, falecida ontem (28.02), liderança que deixa um legado político importante na história da cidade e do Vale do Taquari.

O objetivo das propostas aprovadas é fortalecer a entidade, permitindo que esteja mais próxima dos municípios. Em relação ao estatuto, por exemplo, permitirão que a Amvat possa agir em nome de todos os filiados em ações individuais ou coletivas, mediante autorização dos Executivos. As mudanças adequam o estatuto à Lei Federal 14.341, de 2022, que dispõe sobre a Associação de Representação dos Municípios. Entre outras alterações, uma delas diz respeito à composição da diretoria, que passará a ter um presidente, quatro vice-presidentes, dois tesoureiros (titular e suplente) e o Conselho Fiscal, formado por três titulares e três suplentes.

Sobre a nova estrutura apresentada, que também foi aprovada pelos prefeitos, está a implantação de Assessoria Jurídica, Assessoria de Relações Institucionais e Assessoria de Planejamento Estratégico e Mídias Digitais. Conforme o presidente Elmar Schneider, a intenção é de que a associação esteja mais próxima dos municípios, ofereça melhores serviços e possa prestar apoio aos prefeitos na busca de recursos, por exemplo, além de possibilitar que a comunidade saiba das ações da entidade.

Outra questão importante, anunciada pelo presidente Elmar Schneider, é de que a Amvat passa a integrar a Comissão Tripartite do Contrato de Concessão da BR-386, da CCR ViaSul. Foi um pedido da Amvat acatado pela empresa. Já no próximo dia 8 de março o presidente Elmar Schneider participa de reunião desta comissão, em Porto Alegre. A Comissão Tripartite reúne representantes do poder concedente, da concessionária e dos usuários das rodovias concedidas. O grupo tem o objetivo de agregar ideias e promover discussões relevantes ao programa de concessão e obras nas rodovias.  A próxima assembleia geral da Amvat será no dia 20 de abril, em Forquetinha.


RELACIONADOS

Leia também

Pouso Novo completa hoje 36 anos de emancipação

por Amvat
Pouso Novo completa hoje 36 anos de emancipação
Compartilhe
Município, que integra a Amvat, foi emancipado em 29 de abril de 1988...
Leia mais

Prefeitos recebem orientações jurídicas sobre as eleições

por Amvat
Prefeitos recebem orientações jurídicas sobre as eleições
Compartilhe
Assembleia realizada em Pouso Novo abordou questões relativas às responsabilidades dos gestores municipais...
Leia mais

Amvat realiza assembleia geral em Pouso Novo nesta sexta-feira

por Amvat
Amvat realiza assembleia geral em Pouso Novo nesta sexta-feira
Compartilhe
Encontro tratará sobre as eleições deste ano, com orientações jurídicas aos prefeitos...
Leia mais