Amvat completa 63 anos de história no Vale do Taquari

Amvat completa 63 anos de história no Vale do Taquari

Atual presidente destaca a união como palavra-chave neste momento de reconstrução depois das catástrofes que atingiram a região

Uma das mais antigas associações de municípios do Estado, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) completa hoje 63 anos de fundação. A entidade foi fundada em  4 de novembro de 1961. Na ocasião reuniram-se, na Câmara de Vereadores de Encantado, os prefeitos desta cidade, Francisco Borsatto Filho; de Lajeado, Bruno Born; de Estrela, Bertholdo Gausmann; de Arroio do Meio, Antônio Setembrino de Mesquita; de Bom Retiro do Sul, Edgard Silvestre Drehmer e de Muçum, Ermogênio Aldrovandi, além de representação do município de Roca Sales. O primeiro presidente foi Francisco Borsatto Filho; vice, Bruno Born; 1° secretário, Armindo Miotto; 2° secretário Pedro José Lahude; 1° tesoureiro, Bertholdo Gaussmann e 2° tesoureiro, Edgard Silvestre Drehmer.

Hoje a Amvat é formada por 27 municípios, sendo representada por seus prefeitos.  É formada por Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Cruzeiro do Sul, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Imigrante, Itapuca, Lajeado, Marques de Souza, Mato Leitão, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Santa Clara do Sul, Sério, Tabaí, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Venâncio Aires e Westfália. A sede está localizada em Estrela, no prédio da antiga Polar, em espaço cedido pela Prefeitura de Estrela.

O atual presidente, prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, destaca a importância da Amvat enquanto entidade representativa dos prefeitos da região. Para ele, neste momento de reconstrução dos municípios e do Vale do Taquari, depois das enchentes do ano passado e de maio deste ano, a palavra-chave é união. A associação, conforme Busatto, tem estado presente nas discussões e ações que buscam a reconstrução, apoiando não apenas as questões individuais, mas principalmente aquelas coletivas, como nas áreas de infraestrutura e logística, entre as quais a recuperação das rodovias, construção de pontes e de uma nova ponte na BR-386, entre outras.

Busatto lembra também o período da Covid 19, em que a associação desempenhou papel importante, com participação ativa junto aos municípios na tomada de decisões, que eram tomadas em conjunto, com apoio de um comitê técnico.  Cita ainda a parceria com as demais entidades em nível regional nas discussões e busca por melhorias nos mais diversos setores. Para o presidente, a união dos municípios e demais segmentos fará a diferença neste momento.  “A palavra chave é a união dos municípios em prol da reconstrução do nossa região, pra que seja o que sempre foi, um Vale rico e produtivo”, enfatiza.


RELACIONADOS

Leia também

Senador Luis Carlos Heinze e AMVAT promovem reunião com prefeitos sobre ações emergenciais pós-enchentes

Senador Luis Carlos Heinze e AMVAT promovem reunião com prefeitos sobre ações emergenciais pós-enchentes
Compartilhe
Encontro será realizado na sexta-feira (4/7), em Lajeado, com foco na articulação de medidas junto aos...
Leia mais

Amvat quer nova reunião com governo para tratar da concessão do Bloco 2

por Amvat
Amvat quer nova reunião com governo para tratar da concessão do Bloco 2
Compartilhe
Decisão foi tomada pelos prefeitos em assembleia da entidade realizada em Lajeado...
Leia mais

Amvat realiza assembleia geral nesta quarta-feira

por Amvat
Amvat realiza assembleia geral nesta quarta-feira
Compartilhe
Prefeitos estarão reunidos no auditório do Hospital Bruno Born, em Lajeado ...
Leia mais