Amvat aprova credenciamento para média e alta complexidade em traumato-ortopedia na região

Amvat aprova credenciamento para média e alta complexidade em traumato-ortopedia na região

Assunto foi discutido pelos prefeitos em assembleia geral da entidade realizada em Forquetinha

Assembleia discutiu temas de interesse dos municípios, como saúde e segurança pública
Assembleia discutiu temas de interesse dos municípios, como saúde e segurança pública

Em assembleia geral realizada nesta quinta-feira (20.04), no  Parque Christoph Bauer, em Forquetinha, os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) autorizaram a entidade a seguir as tratativas, com o Governo do Estado, para o credenciamento do Hospital Estrela, da Rede Divina Providência, em média e alta complexidade em traumato-ortopedia na região. Parecer do Grupo Técnico formado por secretários da Saúde endossou a importância da referência desta especialidade na região, tendo em vista a demanda reprimida e o aumento da fila de espera dos pacientes, que atualmente são atendidos no Hospital Universitário de Canoas.

Conforme a secretária de Saúde de Colinas, Angelita Herrmann, que apresentou o parecer aos prefeitos, em 25 cidades das áreas de saúde 29 e 30, 2,7 mil pacientes aguardam por consulta. Com a proposta do Hospital Estrela, segundo ela, de realizar 704 consultas mês, a expectativa é de que num período de cinco meses a situação já esteja em níveis melhores. No próximo dia 25, uma comitiva do Vale vai se reunir com a secretária estadual da Saúde para dar andamento ao processo, que prevê o custeio com recursos federais, estaduais e dos municípios, por um período de 12 meses.

Segurança pública foi outro tema abordado na assembleia, com a participação do delegado Juliano Stobbe, titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), e do novo comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Taquari (CRPO-VT), tenente-coronel Jefferson Marques de Melo.  Também prestigiaram o encontro, presidido pelo prefeito Elmar Schneider, o presidente da Famurs, Paulo Salerno, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Vilmar Zanchin; a coordenadora Regional de Saúde, Rafaela Fagundes, e o presidente da FGTAS, José Scorsatto.

A assembleia, assim como o encontro de primeiras-damas que ocorreu na Vila Germânica, fez parte da programação oficial da 6ª edição da Forquetinha Expofest - Exposição Comercial, Industrial, Agroindustrial e Festa Típica, que se estende até o dia 23 de abril, no Parque de Exposições no Parque Christoph Bauer, em Bauereck. O evento objetiva incentivar a economia, oportunizar negócios e proporcionar momentos de lazer, entretenimento e integração.  Engloba feira comercial, industrial, serviços e agronegócios, artesanato, agroindústrias, turismo, gastronomia, eventos técnicos e inúmeras atrações. São esperados 20 mil visitantes.

 


RELACIONADOS

Leia também

Bom Retiro do Sul completa 67 anos de fundação

por Amvat
Bom Retiro do Sul completa 67 anos de fundação
Compartilhe
Município tem como principal destaque a Barragem Eclusa, construída na década de 1970...
Leia mais

Governador assina termo de parceria para recuperação do Trem dos Vales nesta quinta-feira (29)

por Secom/Governo do RS
Governador assina termo de parceria para recuperação do Trem dos Vales nesta quinta-feira (29)
Compartilhe
Acordo viabiliza retomada de um dos principais ativos turísticos do Estado...
Leia mais

Famurs: assembleia de presidentes das regionais discute impactos da LC 226/2026

por Amvat
Famurs: assembleia de presidentes das regionais discute impactos da LC 226/2026
Compartilhe
Federação vai solicitar parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a lei sancionada neste mês...
Leia mais